quarta-feira, 4 de março de 2009

Pequena carta de aversão Natalina''Papai Noel bebê Coca Cola''


Natal...Época de união e fraternidade entre toda a raça humana...Tempo de amor e festividade, época de reflexão e harmonia para todos os cristãos no globo!!!!....Será....????Acho que a reposta vira depois de você ler o que esta escrita nessa pequena carta de aversão natalina!!!

Antes vamos destruir o mito do bom velhinho, aquele e citado na música dos Garotos Podres''papai Noel, velho batuta,rejeita os miseráveis''.A lenda não surgiu em nenhum país nórdico. O Papai Noel – atenção! – é, originalmente, turco – ou grego - , pois o mito surgiu a partir de um bispo que vivia lá na Ásia Menor, por volta do século IV: Nicolau, conhecido por sua extrema bondade e pelo carinho que dedicava às crianças. Em sua homenagem, criou-se o hábito de distribuir presentes à criançada durante o mês de dezembro, o mês de seu aniversário.

A lenda de São Nicolau, como ficou conhecido, espalhou-se por toda a Europa. Diversas igrejas foram construídas em sua homenagem. Com a Reforma Protestante, entretanto, o culto perdeu força no continente, com exceção da Holanda, onde permaneceu com o nome de Sinterklass, ou o homem que gostava de crianças. No século XVII, a lenda chegou a Nova Amsterdã (ou New York) com os holandeses e São Nicolau foi rebatizado como Santa Claus.

Antes de 1930 a representação do papai Noel era feita de diversas formas diferentes: como um duende de barba branca, um elfo ou um gnomo que se vestia ora de azul, ora de amarelo. Não havia qualquer semelhança com o nosso bom velhinho.Até sua padronização comercial...ops!! Padronização?????

E isso mesmo cara leitor, papai Noel como conhecemos hoje e fruto de uma campanha publicitária(publicitários+dinheiro=mais dinheiro+garfo do capeta)na tentativa de conquistar um público mais jovem, a Coca-Cola contrata Haddon Sundblon para recriar o Papai Noel, dando-lhe uma feição mais humana. Inspirado em seu amigo Lou Prentice, Sundblon cria, então, o nosso Papai Noel: o Papai Noel da Coca-Cola. Agora, temos um velhinho gorducho, nórdico, com um sorriso amigável, e o mais importante: vestido com as cores da Coca.Agora você sabe.....Vermelho, coca cola,papai Noel,consumismo..hahahaha!!!!

Tem mais. Quando Lou Pretice morreu, deixou Sundblon sem um modelo para seu garoto-propaganda. Foi aí que o sueco Haddon começou a se inspirar em si mesmo para representar o Papai Noel, ansiosamente aguardado a cada Natal. A série de pinturas a óleo criado por ele foi utilizada nos comerciais natalinos da Coca–Cola até 1966, dez anos antes de sua morte. Atualmente, a Coca relançou as pinturas de Sundblon em seus rótulos e latinhas.

Para que todas essas informações? Nosso natal e impregnado com os valores mais baixos da atual humanidade!!!Uma data forjada para um único objetivo:comprar...Sendo esse o valor mais importante nos últimos 60 anos....Agora pare e pense:A necessidade de gastar todos os seu décimo terceiro salário foi imposta para você....Tudo foi imposta a você,como dar o troco nessa sociedade individualista que trata os homens como possível mercado consumista??Encha seu coração de amor e afeto...Ajude o próximo não só no natal...Mais em todo o ano,não se faça medíocre.....Seja uma pessoa melhor....e feliz ano inteiro!!!!

0 comentários: